Subscribe Now
Trending News

Dicas sobre turismo

O que fazer

Cachoeiras e Cascatas

Cachoeira do Paredão 

Localizada na comunidade do Paredão do Pinheirinho, a Cachoeira possui queda d’água de cerca de 10 metros, com local para banho e fácil acesso. Pela mata a trilha de aproximadamente 30 minutos leva muitos turistas a procurarem a cacheoira. REDES SOCIAIS

Cachoeiras e Cascatas

Cachoeira da Pedrinha 

Cachoeira da Pedrinha está localizada no Pinheirinho Alto, 28 quilômetros de distância do Centro de Jacinto Machado. De propriedade de Hélio Giust, a cacheioira tem queda d’água de 15 metros e vista espetacular. REDES SOCIAIS

Espaços de Lazer

Descanso 

Jacinto Machado também oferece opções para quem procura descanso e contemplação da natureza. Com roteiros para quem gosta da interação com o meio ambiente, existem opções sem a necessidade de percorrer várias horas a pé.

Esportes

Canionismo 

O Canionismo coloca você em contato direto com as águas, árvores e a natureza em geral. Essa é uma a aventura repleta de adrenalina. E em Jacinto Machado isso não falta! Uma das atividades de aventura mais procuradas, esse esporte consiste na exploração da natureza….

Esportes

Esportes de Aventura 

Por definição, “uma atividade de aventura é basicamente uma experiência física e sensorial recreativa que envolve desafio, porém com riscos avaliados, controláveis e assumidos. E que, além disso, proporcionam sensações incríveis, como liberdade, superação e prazer“. Em Jacinto Machado temos várias opções.

Cultura

Museu Histórico Municipal Jacinto Machado 

O museu é o lugar em que sensações, ideias e imagens de pronto irradiadas por objetos e referenciais ali reunidos iluminam valores essenciais para o ser humano. Espaço fascinante onde se descobre e se aprende, nele se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência…

Lugares

Morro do Carasal 

Distância do Centro: 23 km Acesso: Acesso pavimentado de 1 km e mais 22 km em estrada de chão batido. Altitude: 1000m Tempo de trilha: 3 a 4 horas. Localização: na localidade de Engelho Velho Histórico do nome: Sua denominação deve-se à existência abundante de…

Cânions

Canyon da Fortaleza 

Nas paredes estão retratados os sucessivos derrames de Basalto que formaram a Serra Geral. A trilha passa pela cachoeira dos Piazza, percorrendo antigas estradas, bananais e mata Atlântica, depois retorna para entrar no canyon. Em seu interior, percorre-se trilhas pela Mata e pelo leito do…

Esportes

Rappel 

Técnica de descida utilizada em escaladas para realizar as descidas de retorno dos pontos de conquista, o rappel vem sendo uma ferramenta muito usada no turismo de aventura, em especial junto à natureza, como forma de extravasar os estresse e sentir novas emoções, principalmente a…

Cachoeiras e Cascatas

Cachoeira da Gruta 

Cachoeira com formação basáltica, de onde a água despenca em três saltos. O último tem uma piscina natural com profundidade de 1,80m. A Trilha com grau de dificuldade baixo vai até a base do primeiro salto. Pela lateral das quedas, segue outra trilha, mais íngreme,…

Grutas e Cavernas

Paleotocas 

Situada na localidade de Engenho Velho, as furnas são formações geológicas que, segundo os moradores mais antigos serviram como abrigo para os indígenas que habitaram a região antes da ocupação do homem branco e como refúgio para escravos rebeldes. Muitas lendas cercam o lugar. Uma…

Cachoeiras e Cascatas

Cachoeira dos Piazza 

Situada próximo ao Cânion Fortaleza, a Cachoeira dos Piazza leva este nome porque o terreno onde está localizada é da família Piazza. Faz parte do roteiro para o interior do Cânion Fortaleza, mas por si só já é um roteiro apreciável. A Trilha tem grau…

Cachoeiras e Cascatas

Cachoeira do Burin 

Excelente atrativo do rio Engenho Velho e de fácil acesso. Queda d’água em formação basáltica e piscina natural excelente para banho, situada em meio á Mata Atlântica. Localizada na Propriedade de Vitor Burim, na comunidade de Engenho Velho. Obs: Profundidade: 5m Tempo de trilha :…

Lugares

Morro Antena 

Coberto por vegetação secundária em recuperação, por resquícios de Mata Atlântica e principalmente por bananais, o Morro da Antena é considerado o melhor mirante nas proximidades da cidade, de onde pode-se avistar toda área urbana de Jacinto Machado e do ponto mais alto, pode-se ver…

Lugares

Morro da Gávea 

Coberto por vegetação secundária em recuperação, o Morro da Gávea apresenta uma formação arredondada. Em seu lado oeste, o Morro apresenta paredes verticais com mais de 23 metros de altura e formações curiosas como fendas, chaminés e corredores. Estas formações foram esculpidas pela natureza por…

Lugares

Serra do Fundo Grande 

Caminho de tropeiros que sobe a Serra do Fundo Grande, usado há mais de 150 anos como rota comercial. A trilha percorre várias formações florestais e áreas de mata secundária até chegar aos campos de altitude a mais de mil metros de altitude, já no…

Lugares

Morro Testa do Macaco 

Semelhante a uma esfinge, a Testa do Macaco apresenta um fator impressionante: enorme parede frontal com mais de 100m de altura e com cerca de 300m de largura, ideal para prática do rappel. O caminho para o topo apresenta dificuldades, mas compensa pela paisagem, principalmente…

Lugares

Trilha da Serra da Pedra 

Os primeiros habitantes da Serra da Pedra foram os índios Xoclengs, responsáveis pelas trilhas abertas na região. A trilha liga Jacinto Machado à Cambará do Sul e foi a primeira estrada do Morro dos Conventos, levando o turista à uma muralha natural de 1 Km…

Cânions

Canyon Cambajuva 

Pequeno canhão erodido pelo Rio Cambajuva, fica ao norte do Canyon da Pedra. A trilha percorre o leito do Rio Cambajuva e exige grande esforço físico em virtude de seu desnível acenturado. A natureza local é preservada e com um pouco de sorte é possível…

Cânions

Canyon Pinheirinho 

Grande vale erodido pelo Rio Pinheirinho, fica ao norte do Canyon Cambajuva, região noroeste do município. O Canyon do Pinheirinho tem largura acentuada e paredes não tão verticais como nos demais canhões do município. É um verdadeiro “Show room” das forças da natureza. As marcas…

Lugares

Serra do Pinheirinho 

A trilha percorre matas secundárias e várias formações florestais até chegar aos campos de cima da serra a mais de mil metros de altitude, já no município de Cambará do Sul/RS. Pode ser feita a pé e a cavalo. Quando chega aos campos, o caminho…

Cânions

Canyon da Pedra 

Também conhecido como Fundo das Bonecas Grande canhão erodido pelo Rio Pai José, o Fundo das Bonecas é o único canyon da região com uma bifurcação. A trilha vai até a cachoeira Anna Schiratta, passando pela cachoeira João Baptista Ronsani (Tobogã), percorrendo leito do rio…

Lugares

Morro Itaimbé 

Apesar do aspecto degradado originado pelo extrativismo, as enormes colunas de arenito (monólitos) esculpidas pelas forças erosivas da natureza mantêm-se preservadas como grandes totens, compensando o que restou da degradação local. Os monólitos podem ser vistos tanto pela base como pelo topo do Morro, de…

Lugares

Morro da Moça 

De formação Botucatu, o Morro da Moça tem o formato pão de açúcar, apesar da origem geológica não ser a mesma das montanhas que têm tal formato, comuns no sudeste do Brasil. A montanha se destaca entre as outras do entorno pelo seu formato e…

Lugares

Serra da Pedra 

A comunidade de Serra da Pedra Fica distante 10 km do centro da cidade de Jacinto Machado. No centro de Serra da Pedra as terras pertenceram ao coronel João Fernandes, este vendeu a família Monteiro. Do centro em direção ao Costão da Pedra, as terras…

Categorias