A comunidade de Serra da Pedra Fica distante 10 km do centro da cidade de Jacinto Machado. No centro de Serra da Pedra as terras pertenceram ao coronel João Fernandes, este vendeu a família Monteiro. Do centro em direção ao Costão da Pedra, as terras pertenciam a Luiz Serra. Ambos foram prefeitos em Araranguá. A primeira área de terra legalizada pelos residentes pertenceu a João Antonio Monteiro que requereu despacho definitivo em 15/04/1886 e foi registrada em Laguna. Eram 331 hectares e os extremantes eram Luciano Manoel de Borba e João M. de Borba. Curiosidade: na comunidade de Serra da Pedra residem três homens que já foram prefeitos do município, Mario Recco por três mandatos e Deoclides Recco e Alcides Ângelo Saretto um mandato cada. O primeiro imigrante de origem italiana foi Pasqual Antonelli que veio da Barra do Ouro, no RS, no ano de 1913, depois vieram Ângelo Possamai e as famílias Piazzoli, Bratti, Patel, Bristot entre outros. A origem do nome se deve, segundo relato dos moradores mais antigos, a uma grande pedra, que abrigava os tropeiros em suas paragens por lá, e por causa de sua proximidade á Serra Geral. O nome da comunidade com o tempo acabou sofrendo contração e todos passam a se referir como “Pedra”, por isso o Rio que corta a comunidade é chamado de Rio da “Pedra” e a localidade situada no costão da Serra da Pedra passou a ser chamada de Costão da Pedra. Curiosidade: na comunidade de Serra da Pedra fica localizada uma primitiva trilha indígena que a partir de 1728 tornou-se a principal rota do comercio entre o sul e Sorocaba – SP. O caminho original partia do Morro dos conventos e acompanhando o Rio da Pedra subia a encosta da Serra Geral, pelo planalto seguia por Curitiba até Sorocaba. Somente a subida mantém até os dias de hoje (2005) o curso original, em local privilegiado pelas exuberantes paisagens. Está situada entre os canyons Fortaleza e da Pedra, na divisa dos municípios de Jacinto machado e Cambará do Sul – RS. Infelizmente a trilha, importante patrimônio histórico do município, está sofrendo grandes desgaste pela erosão e em certas épocas do ano se torna praticamente intransitável pelos amantes do ecoturismo. Trilha do Rio Cará tem uma duração aproximada de 6 horas.