Grande vale erodido pelo Rio Pinheirinho, fica ao norte do Cânion Cambajuva, região noroeste do município. O Cânion do Pinheirinho tem largura acentuada e paredes não tão verticais como nos demais canhões do município.
É um verdadeiro “Show room” das forças da natureza. As marcas da grande enxurrada que ocorreu em 23 de dezembro de 1995 ainda estão estampadas em suas encostas e no leito do rio. Nesse evento, milhares de toneladas de detritos escorreram de suas encostas, soterrando parte do vale e destruindo casas e lavouras e causando vítimas fatais. A trilha percorre estradas antigas e o leito assoreado do rio.

Histórico do nome : Leva o mesmo nome do rio que corta seu interior – Rio Pinheirinho. A Origem do nome do rio vem da presença de Araucárias na sua nascente.
D

Grau de dificuldade : Médio a Alto (exige bom condicionamento físico para os querem explorar a parte mais interna do canhão).
Extensão : 3.500m
Profundidade máxima: 850m
Profundidade média: 650m
Largura : 3.000m (aproximadamente)
Vegetação : Mata Atlântica Submontana, Montana e Nebular.
Geomorfologia : Formação Serra Geral.

Horário de atendimento:
Recomendado o acompanhamento de condutores ou guias locais de turismo. (A natureza local oferece riscos pela presença de animais peçonhentos e ocorrência de enxurradas violentas, além do terreno exigir conhecimento de técnicas específicas de caminhada).

Como chegar
Distante 26 km do centro, acesso por estrada de chão batido até o início da trilha.